Pesquisa realizada pelo CFC demonstra que o contador tem credibilidade

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realiza  anualmente  pesquisas que compõem o Sistema de Gestão por Indicadores do próprio Conselho. A participação ocorre de forma voluntária e anônima. No mês de novembro do ano passado, a pesquisa realizada teve o objetivo de descobrir a satisfação dos clientes em relação ao trabalho do profissional da contabilidade.

As respostas foram altamente positivas e demonstraram que os contadores têm sido valorizados pelo seu trabalho. Um exemplo diz respeito à orientação nas tomadas de decisões.

De acordo com o resultado, 86,39% dos profissionais contábeis ajudaram o empresariado; 86,51% cooperaram na evolução e no progresso do negócio e, por fim,  90,12% afirmaram que o profissional tem competência e ética em suas atitudes.

Papel fundamental do contador

Essa pesquisa reforça que o contador tem um papel estratégico de suma importância para a expansão do empreendedorismo. Isso porque este profissional tem acesso a inúmeras informações, além de um conhecimento de administração e gestão que muitos empreendedores não possuem. Ele se torna um alicerce para o desenvolvimento do empreendedor.

No entanto, a responsabilidade de um contador é muito mais abrangente do que inicialmente se imagina, pois ele é o principal canal de ligação entre a empresa e o fisco.

O bom contador pode ter o papel fundamental nas decisões gerenciais da empresa, uma vez que tem os instrumentos necessários para avaliar o desempenho e os resultados da empresa, não somente a apuração dos resultados mensais, pois ele tem condições de auxiliar o empresário na definição e diretrizes do seu negócio.

O contador é o responsável por fazer todo o planejamento, assegurando que não haja desperdício do que é mais importante para qualquer pessoa, empresa ou nação: o dinheiro. Hoje, é necessário que ele acompanhe de perto toda a operação do negócio, em todas as suas fases. É de sua incumbência saber se o empreendedor está ou não jogando dinheiro fora.

Futuro da contabilidade

O profissional do futuro da Contabilidade precisa se atualizar constantemente. Não apenas pela necessidade que a área necessita, como também pelo uso mais frequente de tecnologias avançadas. Afinal, recursos novos surgem a todo instante.

Por isso é importante estar atento ao mercado e as necessidades dos clientes. Preparação de uma boa equipe e troca de experiências também tem sido um caminho.

Dessa forma, o networking (troca de informações) também é uma forma dos profissionais da área aumentarem seus relacionamentos para seu trabalho ou negócio. Como resultado, conexões ou uma rede podem ser construídas e úteis para a vida profissional.

[ Fonte: www.jornalcontabil.com.br ]